Guia Completo: Como Subir o Jet Ski na Carreta Sozinho com Segurança e Praticidade!
- Breno Bezinelli
- 17 de jun.
- 4 min de leitura
A vida de um aventureiro náutico é repleta de emoção, mas também exige preparo e conhecimento. Seja você um lobo do mar experiente ou esteja começando suas jornada náutica, saber como manobrar seu equipamento é fundamental. E uma das tarefas que mais gera dúvidas – e até um certo receio – é como subir o jet ski na carreta sozinho.
Mas não se preocupe! O Breno Bezinelli, nosso embaixador Outshore e especialista em expedições, mostra que essa tarefa é mais simples do que parece, com as dicas certas e o equipamento adequado. Preparamos este guia completo, inspirado no vídeo do Breno (assista no final do post!), para que você domine essa manobra e garanta a segurança do seu jet e do seu veículo.
Preparação é a Chave: Antes de Entrar na Água
Antes de tudo, a segurança vem em primeiro lugar. O Breno ressalta que a preparação correta evita contratempos e garante uma operação tranquila.
Posicionando o Veículo e a Carreta:
Engate Seguro: Certifique-se de que a carreta esteja bem engatada no seu veículo. Uma dica do Breno: inicialmente, ele deixa a carreta "presa no simples" ao carro, ou seja sem cadeados na munheca e sem corrente presa ao carro. Isso permite uma soltura rápida em caso de emergência, se precisar afastar o carro da água, por exemplo.
Posicionamento na Rampa: A ideia é submergir a carreta o suficiente para que o jet ski possa deslizar facilmente, mas sem molhar componentes importantes do veículo. O Breno sugere entrar com o carro até um terço da roda na água, evitando que a água atinja o escapamento. Mesmo em água doce (onde não há o risco da maresia salgada), essa precaução é válida para proteger o sistema do carro.
Ative o 4x4 (se seu carro tiver): Se o seu veículo for um 4x4 (como a Ford Ranger utilizada pelo Breno no vídeo!), não hesite em ativar a tração. Isso oferece muito mais aderência e segurança, especialmente em rampas molhadas e escorregadias.
Segurança do Jet Ski na Água:
Amarração Obrigatória: Uma dica de ouro, e crucial para evitar multas: Enquanto o seu jet estiver na beira d'água, sempre amarre seu jet, mesmo que seja por um curto período na areia. A Marinha multa quem não tem o equipamento preso em algo. Tenha sempre um cabo de amarração à mão.
A Manobra: Subindo o Jet Ski na Carreta
Com o carro e a carreta posicionados, é hora de trazer o jet ski para cima.
Alinhe o Jet Ski: Flutue o jet ski até a carreta, alinhando-o com o berço.
Puxe Devagar: Com o jet ski encaixado, use o guincho da carreta para puxá-lo lentamente para cima. O movimento deve ser suave e controlado para evitar enrolar a cinta no carretel da catraca.
Saída da Água: Conforme o jet ski sobiu até o limite na carreta e está preso pela prova na cinta da catraca, puxe o carro devagar para fora da água. A tração 4x4 aqui faz toda a diferença para evitar patinagens e garantir uma saída segura.
Amarrando o Jet Ski: Garanta a Segurança na Estrada
Subir o jet ski é apenas metade da batalha. A amarração correta é vital para a segurança do transporte na estrada, evitando danos ao seu equipamento e a terceiros.
Prioridade na Amarração Traseira: O Breno enfatiza um ponto crucial: "Sempre prender primeiro a parte de trás do jet!"
Por Quê? Se você prender a frente primeiro, a proa pode exercer muita pressão, levantando a parte de trás do berço da carreta. Com o movimento do carro, isso pode causar uma flexão excessiva no casco do jet, danificando-o. Prender a parte traseira primeiro garante que o jet fique bem assentado e firme no berço.
Onde Prender Atrás: Em todos os modelos, há um gancho específico na parte traseira. Passe a catraca por ali e prenda-o firmemente nos ganchos da carreta.
Prendendo a Proa (Frente):
Depois de ter a parte traseira segura, passe a catraca da frente. A ideia é que a tensão do da cinta da catraca "puxe" o jet para baixo na carreta, e não para frente. Se a tensão for para frente, em caso de emergência ou se as outras cintas se soltarem, o jet pode avançar em direção ao carro e queremos que a tensão puxe o jet para baixo na carreta e não para frente.
Dica do Breno: Ele usa duas catracas na frente para segurança extra. "É melhor do que deixar ela parada aí dentro do carro sem usar, eu prefiro usar aqui como uma função de segurança a mais."
Cuidado com o Defletor: Ao prender a parte de trás, tenha atenção com o defletor de plástico (aquela "nadadeira" na parte de baixo de cada lado da popa). Posicione a cinta para não arranhar a fibra do jet e evitar quebras.
As Catracas Perfeitas:
O Breno usa (e recomenda!) as catracas retráteis que tem no site da Outshore. Elas são incrivelmente práticas, pois voltam sozinhas e evitam aquele "bololô de catraca" cheia de nós. Você as encontra no site da Outshore, testadas e aprovadas por quem realmente entende do assunto!
Pós-Aventura: Cuidados Essenciais
Depois de subir o jet e prendê-lo com segurança, ainda há alguns passos importantes:
Abra os Bujões de Esgotamento: Sempre que sair da água, abra os bujões de esgotamento do casco do jet ski. Eles ficam localizados na parte de baixo atrás. Verifique se não há água acumulada dentro do casco. O Breno mostra no vídeo onde estão localizados e como verificar.
Adoçamento do Motor (Água Salgada): Para quem navega em água salgada, é fundamental adoçar o motor do jet ski. O Breno explica que há uma entrada específica para mangueira (geralmente próximo ao motor na parte traseira) que permite passar água doce pelo sistema de arrefecimento, prevenindo corrosão.
Confira e Parta para a Próxima Aventura!
Com o jet ski bem preso, bujões fechados e motor adoçado, faça uma última conferência em todos os pontos de amarração. Certifique-se de que nada esteja solto e que tudo esteja firme.
E pronto! Seu jet ski está seguro e você está preparado para seguir para o próximo rolê com tranquilidade e a garantia de que seu equipamento Outshore te acompanhará em todas as jornadas.
Assista ao vídeo completo com Breno Bezinelli e aprenda na prática:
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